Americanas

Submarino

Treinamento Para Concursos

BannerFans.com

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Cuidado com as guloseimas de Natal e Ano Novo

As comemorações de Natal e Ano Novo são regadas a muitas guloseimas e os animais de estimação acabam ficando expostos a elas. Oferecer aquele ossinho de pernil, peru e frango, ou a própria carne ou gordurinha deles pode ser um perigo para a saúde do bichinho.

No caso de um pedaço de carne ou osso de costela, por exemplo, o médico veterinário Adolfo Sasaki, do Vetsan Centro Médico Veterinário, explica que suas lascas podem até perfurar o intestino. “Assim como os ossos de frango, que são muito moles. Também podem perfurar o esôfago, isso porque quebram facilmente e formam lascas. Além dos pedaços da carne que podem ficar entalados na garganta.”

Sasaki lembra que alimentos gordurosos, como maionese, devem ser igualmente evitados. “Eles geram uma gastroenterite violenta, que pode inflamar o pâncreas e levar inclusive à morte”, diz.

A dica do médico veterinário é oferecer somente os alimentos específicos mesmo, como ossinhos, bifinho e rações, e para variar um pouco, aqueles feitos especialmente para os animais. “No caso dos chocolates, por exemplo, é muito importante que sejam específicos para cachorros. Ao contrário dos chocolates feitos para nós, esses não levam teobromina, um composto que vem do cacau e que intoxica os animais.”

Mesmo essas “besteirinhas” devem ser dadas em pequenas quantidades e aos poucos, de acordo com Sasaki. “Dê apenas um ou uma metade por dia, até o organismo se adaptar. O ideal é dar um mínimo possível para não acostumar a dar alimentos que não sejam a própria ração e desandar a dieta.”

fonte: portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/bloganimal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário