Americanas

Submarino

Treinamento Para Concursos

BannerFans.com

sexta-feira, 12 de março de 2010

Cuidados com o secador de cabelo

Em primeiro lugar, é bom saber que nem todas as raças podem ser secas em ambiente doméstico, sem equipamentos profissionais. “As raças lhasa apso, yorkshire, poodle, maltês e shih tzu, por exemplo, não podem. Esses cães têm a pele muito fina e seca. O risco de desenvolverem doenças alérgicas é muito alto. Devem ser tratados apenas por profissionais de banho e tosa”, diz o professor de dermatologia veterinária Mar­coni Rodriguez de Farias, coordenador da Unidade Hos­pitalar para Ani­mais de Com­panhia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Confira outras dicas do especialista para que a hora do banho não seja um problema:

Fique atento ao lavar o animal em casa:

- Nunca lave seu bichinho com sabão de coco ou detergente que ressecam a pele dos animais.

- Sempre passe o condicionador, que ajuda a hidratar, evita a quebra de pelos e repõe a gordura protetora removida pelo xampu.

- Não use xampu de humanos nos animais. O pH da pele deles é diferente do nosso e isso pode causar irritação. Opte pelos específicos, de preferência com o pH neutro.

- Massageie o cão durante o banho. Esfregar causa irritação na pele.

Use a toalha

Antes de secar, é muito importante que o excesso de água seja retirado com uma toalha. Isso faz com que o processo de secagem seja mais rápido, irritando menos a pele do cão.

Temperatura e distância

Os secadores tradicionais podem ser usados desde que estejam no modo frio, já que a regulagem dos aparelhos varia muito. Os cachorros têm o pelo muito seco e o ar quente pode propiciar a quebra. É importante que seja estabelecida uma distância entre o aparelho e o cão entre 5 e 10 centímetros, para evitar a irritação da pele e o desenvolvimento de alergias.

Toalha para as orelhas

As orelhas devem ser secas com algodão ou com toalha. Tome cuidado com a parte interna, porque o ouvido dos cachorros é exposto e há risco de lesões. Nunca use cotonetes. O ideal é que a parte interna não seja molhada, mas se for, passe a toalha apenas na parte exposta da orelha e deixe que o resto seque sozinho.

Olhos protegidos

Os olhos são a área mais sensível do corpo do animal. Na hora de secar proteja a região com a mão ou direcione o secador para a parte de trás da cabeça, evitando o contato direto do ar com o rosto do cão. O ar pode ressecar a córnea e causar úlceras.

Escovação dos pelos

Escove os pelos durante a secagem. É mais fácil desfazer os nós enquanto o animal está um pouco molhado e o visual dos animais fica muito mais bonito. Os cães precisam muito mais de escovação do que de banhos. Não adianta dar banho uma vez por semana se a escovação não for feita diariamente.

Cosméticos pós-secagem

Evite passar cosméticos em animais que se coçam constantemente, isso pode ser um indicativo de alergia.

fonte: www.gazetadopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário