Segundo a gerência de Zoonoses, o abandono é crime previsto em lei. Quem viajar e não tiver com quem deixar o bichinho, pode recorrer a hotéis especializados.
É sempre assim nessa época do ano: hotel cheio. Quando saem de férias, alguns donos recorrem a "pousadas" para deixar os cachorros. Mas pagam, no mínimo, R$ 175 por uma semana.
É caro, mas eles são bem cuidados. Pior é quem não tem dinheiro para isso e nem com quem deixar os bichos. O resultado? Os animais acabam ficando soltos por aí. Um risco à saúde deles e à nossa também.
O diretor da ONG Proanima/DF, Erick Brokes, lembra: a pessoa que compra ou adota um animal, precisa assumir essa responsabilidade. “A pessoa antes de comprar um animal tem que saber das responsabilidades. Se ela viaja, vai conseguir levar o animal junto? Ela tem que pegar informações de onde vai deixar o animal antes dela viajar. Se a pessoa tiver condições de fazer isso, tudo bem. Caso não tenha, tem que pensar duas vezes antes de pegar o animal”, explica Erick Brokes.
No período entre dezembro e janeiro, o número de animais domésticos abandonados aumenta e muito. O reflexo dessa situação está no canil do Núcleo de Zoonoses. O local era para abrigar animais doentes. Porém, nessa época acaba alojando os bichos de donos que decidem não cuidar mais.
“Se a gente não receber, eles deixam no nosso portão e depois temos que fazer a captura desse animal. A gente quer fazer um alerta à população e um trabalho educativo de que isso é crime, podendo pagar multas por ter abandonado o seu animalzinho”, alerta a veterinária Regina Scala.
Adoção
E quem tiver interesse em adotar um cão ou um gato que foi abandonado pelo dono, basta ligar no canil do Núcleo de Zoonoses. O telefone é (61)3341-2456.

Nenhum comentário:
Postar um comentário